Oficina de Pré-Cálculo

A transição do Ensino Médio para o Ensino Superior exige uma maior autonomia nos estudos devido à forma como o conteúdo é apresentado e cobrado para o estudante. Na faculdade é necessário um aprendizado mais profundo e completo a fim de ser capaz de relacionar diferentes áreas.

Entrar em uma universidade é, ao mesmo tempo, um objetivo dos anos de estudo na idade escolar e também o início de um período de formação acadêmica, profissional, social e pessoal. Os primeiros meses são de total adaptação a novos ambientes, desde uma possível mudança de cidade até novas amizades e pressões.

No âmbito acadêmico para alunos de Exatas essa pressão aparece inicialmente na exigência de conhecimento para a resolução dos problemas. Os professores assumem que todos têm o conhecimento total exigido para o ENEM e os vestibulares. Mas é sabido que no Brasil há grandes falhas no ensino da Matemática. E mesmo alunos ingressantes nas melhores faculdades mostram dificuldades ou falta de conhecimento em alguns tópicos requisitados, como funções, trigonometria, análise vetorial entre outros.

A Oficina de Pré-Cálculo tem como objetivo fazer uma revisão de diversos conceitos que são a base para se entender Cálculo de maneira adequada. Estes conceitos são ensinados durante os anos de Ensino Médio de maneira isolada, mas na faculdade serão visto de forma integrada.